Armazenamento em larga escala de Blackhillock

A solução SMA garante a estabilidade da rede no maior sistema de baterias da Europa

Um grande passo em direção ao Net Zero para a Grã-Bretanha. Blackhillock, o maior sistema de armazenamento de baterias conectado à rede de transmissão da Europa, foi agora colocado em operação com sucesso. Além da solução de média tensão, incluindo inversores de baterias, a SMA Solar Technology AG (SMA) forneceu soluções inovadoras de formação de rede para o projeto principal. Essas soluções permitem a integração perfeita de energia renovável na rede elétrica escocesa e garantem sua estabilidade. O sistema de armazenamento de baterias de Blackhillock foi construído pela Wärtsilä para o operador Zenobē e será lançado em duas fases. A Fase 1 compreende 200 MW, seguida por mais 100 MW em 2026, totalizando 300 MW/600 MWh.

“Com nossas soluções inovadoras de armazenamento de energia, estamos estabelecendo novos padrões e criando a base para um futuro energético limpo e sustentável”, disse Florian Bechtold, vice-presidente executivo de Soluções em grande escala e Projetos da SMA. “Nossos inversores de baterias para formação de rede garantem o fornecimento de nível de curto-circuito e inércia, garantindo assim a estabilidade da rede. Apreciamos profundamente a colaboração e visão compartilhada de nossos parceiros confiáveis Zenobē e Wärtsilä.”

A solução SMA Grid Forming fornecerá um serviço de estabilidade composto por 116 MVA de contribuição para o nível de curto-circuito e 370 MWs de inércia. Isso atende ao desafio do crescente número de usinas de energia renovável e o descomissionamento de usinas de energia convencionais. A SMA também forneceu componentes críticos para o projeto, incluindo 62 estações de energia de média tensão equipadas com inversores de baterias Sunny Central Storage.

A planta foi projetada com a ajuda da SMA para ser meticulosamente otimizada para oferecer o melhor equilíbrio entre desempenho e custo, e concluiu com sucesso o primeiro processo de conformidade do tipo para os novos requisitos de conexão à rede da Grã-Bretanha (código de rede 0137), incluindo requisitos de formação de rede. Esta solução, que integra hardware, software e serviços de engenharia, demonstrou com sucesso que atende a todas as especificações do operador de rede britânico National Energy System Operator (NESO).

Contexto: Armazenamento em larga escala de Blackhillock

Blackhillock é atualmente o maior sistema de armazenamento de baterias conectado à rede de transmissão da Europa. Ao facilitar uma maior integração da energia eólica na rede elétrica, espera-se que o projeto economize cerca de 2,3 milhões de toneladas de emissões de CO₂ nos próximos 15 anos. Por meio do armazenamento eficiente e da redistribuição da energia renovável excedente com base na demanda, o desperdício de energia e a dependência de combustíveis fósseis serão reduzidos. O sistema de armazenamento em larga escala faz parte do programa Pathfinder do Reino Unido, que visa resolver problemas de estabilidade na rede de transmissão. A SMA, Zenobē e Wärtsilä também trabalharão juntas em 2025 para implementar o projeto de armazenamento de Kilmarnock como parte do programa Pathfinder.